Agenda

Abril/2017

dstqqss
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Nenhum curso encontrado!

Apresentação

Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste

O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste traz mais uma proposta para fortalecer a construção de uma agenda ambiental estratégica para a região Nordeste. A organização não governamental lançou em setembro de 2012 um centro de referência chamado Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste. O Núcleo tem como objetivo ofertar conteúdos de qualidade para os profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Conservação de Biomas do Nordeste.

A ideia do Núcleo surgiu da carência de profissionais capacitados em temáticas práticas para a conservação da biodiversidade na região. Em toda América Latina, existem apenas 92 programas formais e cursos relacionados às temáticas aplicadas em Biologia da Conservação. Nos estados localizados ao norte do Rio São Francisco não existem instituições que promovam cursos práticos e estratégicos na área ambiental como oportunidades de negócios em conservação de biodiversidade, pagamentos por serviços ambientais, adequação ambiental de propriedades agrícolas e empreendimentos econômicos, restauração florestal, legislação ambiental e repartição de benefícios associados a negócios em biodiversidade e manejo de espécies ameaçadas. Todos esses temas são trabalhados e estudados de forma científica pelo Cepan, organização que há mais de dez anos atua na área de abrangência do Corredor de Biodiversidade do Nordeste.

O Núcleo vem acumular a expertise adquirida nos projetos desenvolvidos pelo Cepan. Os cursos são ofertados dentro das áreas de conhecimentos do Cepan, e também através de demandas espontâneas de empresas ou de grupos organizados.

Confira a agenda de cursos no painel ao lado ou se deseja promover cursos específicos, para empresas ou grupos organizados, entre em contato conosco para mais informações:

nucleo@cepan.org.br – (81) 3423-5851

Os cursos oferecidos pelo Núcleo são classificados como Cursos Livres e de atualização ou qualificação profissional, por essa razão não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e têm validade legal para diversos fins. Podem, por exemplo, fazer parte de currículos, contar como carga horária eletiva em cursos acadêmicos ou ainda comprovar um conhecimento específico durante uma seleção profissional. Cursos Livres, porém, não podem ser convalidados, validados ou chancelados por órgãos que regulamentam profissões. Sua utilização para os fins citados dependerá exclusivamente das regras das instituições para os quais serão submetidos (Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Decreto Presidencial N° 5.154/04).

Parceiros

Redes Sociais